PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO VIVO
ILHA COMPRIDA
O projeto desenvolvido pela Cocreare, em parceria técnica com o Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC) e está sendo implementado em 2023, na Rede Municipal de Ensino de Ilha Comprida, SP. Sob a orientação da profa. Valéria Pontes, Secretária de Educação, a proposta é desenvolver e aprofundar as potencialidades educativas da localidade, orientando a revisão dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das nove unidades escolares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco na aprendizagem do aluno.
Os gestores escolares participantes da formação foram incentivados a pensar o planejamento escolar refletindo sobre papel da escola na comunidade, de maneira que colabore na construção de uma cidade que reconhece, promove e exerce seu papel educador na vida dos seus cidadãos, atuando para o desenvolvimento integral do potencial humano. São valorizadas as ações que envolvem a comunidade e o espaço de vivência do aluno, baseando-se na perspectiva da educação integral e dos territórios educativos, diagnosticando, reconhecendo e promovendo o papel educador da cidade, com foco na formação integral dos indivíduos.
No final da formação, os projetos político-pedagógicos foram homologados em evento presencial: o I Fórum de Conselhos Escolares de Ilha Comprida, SP.
Bases para a formação continuada
Ao longo do processo de formação, os gestores escolares aplicam as atividades práticas de revisão do PPP com a comunidade escolar, construindo democraticamente a proposta pedagógica da escola.
É incentivado o reconhecimento e a valorização de espaços formais e não formais de educação, colaborando para a garantia do direito constitucional de educação pública inclusiva, equitativa e de qualidade, alinhando à BNCC e considerando os valores da ODS 4 da Agenda 2030 da ONU e da Educação para os Direitos Humanos.
Mapa Formativo do Projeto Político-Pedagógico Vivo
A formação para a Rede Municipal de Ilha Comprida foi pensada a partir da perspectiva da aprendizagem pela ação, por meio da solução de problemas e da construção do Projeto Político- Pedagógico (PPP) real de sua escola. Os gestores escolares são os protagonistas do processo, vivenciando e construindo coletivamente o PPP, assumindo o papel de solucionadores de problemas, capazes de tomar decisões de maneira colaborativa.
Todo o trajeto tem por princípio a participação ativa das comunidades local e escolar, alinhando-se aos princípios da BNCC, Gestão Democràtica, dos Direitos Humanos e da educação integral, na perspectiva dos territórios educativos.
O objetivo é que no final da formação, os gestores escolares se compreendam enquanto agentes transformadores da realidade de sua comunidade. Isto significa reconhecer, promover e possibilitar que a escola exerça papel educador na vida dos cidadãos, com foco no desenvolvimento do potencial humano, por meio da educação integral.
Fotos das aulas presenciais
Fotos das aulas e tutorias on-line