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Colaboração intermunicipal para melhoria da gestão escolar

Projeto PPP Vivo – Amvapa Educa

A Câmara Técnica de Educação do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa Educa) estabeleceu uma parceria técnica com a Cocreare para a execução de projeto de formação e assessoria educacional. 

10 municípios do Alto Vale reuniram-se em uma ação regional intitulada Projeto Político-Pedagógico Vivo. O objetivo é realizar a formação dos gestores (diretores e coordenadores pedagógicos) de 76 unidades escolares das Redes Municipais de Ensino, para desenvolvimento das competências da BNC-Diretor (Parecer n.4/2021) e revisão dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP); e o monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PMEs) dos municípios, com alinhamento e revisão de metas institucionais

O projeto tem um cronograma de 12 meses de trabalho. Iniciou em 23 de novembro, com os Dirigentes Municipais de Educação, para apresentação dos critérios, a metodologia e o passo a passo da assessoria educacional para o monitoramento e avaliação dos PMEs. 

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No dia 08 de março de 2024, deu-se início à formação continuada e assessoria para os gestores escolares de 76 escolas públicas das Redes Municipais de Ensino dos municípios participantes. O evento contou com a presença do presidente do Consórcios Amvapa, Eder Miano, e com os coordenadores da Câmara Técnica de Educação. 

A formação e a assessoria continuam até o mês de novembro de 2024, com aulas telepresenciais síncronas, tutoria para desenvolvimento de atividades práticas, e material didático especialmente pensado para auxiliar os gestores escolares na gestão e planejamento da escola.

Ações que a Cocreare realiza com os municípios da Amvapa

A assessoria dos consultores da Cocreare aos municípios inclui orientações técnicas e acompanhamento em: Monitorando e avaliando os resultados dos Planos Municipais de Educação (PME); atualização ou elaboração de diretrizes para educação integral e territórios educativos; implementação de política de Educação Inclusiva (incluindo diretrizes para equidade e redução das desigualdades educacionais - Leis 10.639/2004 e 11.645/2008)  e atendimento educacional especializado (AEE); regulamentação de Conselhos e Grêmios Estudantis, implementação de Sistema Municipal de Educação.

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Formação Continuada PPP Vivo

Entre março e setembro de 2024, os gestores escolares de 76 unidades das Redes Municipais de Ensino dos 10 municípios participantes do projeto, participam de aulas presenciais e on-line sobre planejamento escolar. Entre as oficinas, recebem orientação de tutores especializados para elaboração das atividades de revisão do Projeto Político-Pedagógico, tais como: diagnóstico de aprendizagens, leitura e interpretação de indicadores educacionais e elaboração de estratégias; gestão da equidade; gestão por evidências; aplicação dos princípios da BNCC, Direitos Humanos, Gestão Democrática e Educação Integral na gestão escolar e práticas pedagógicas; elaboração de plano de ação e de gestão escolar; monitoramento e avaliação.

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Implementação e/ou consolidação da Gestão Democrática na Escola

Assessoria e formação continuada para implementação de Conselhos Escolares, Grêmios Estudantis e Conselhos Mirins, com orientação de como engajar estes órgãos na revisão do Projeto Político-Pedagógico.

 

Os gestores escolares refletiram e aprenderam a usar instrumentos práticos para realizar diagnóstico e escuta com a comunidade escolar. Implementação de estratégias de organização dos horários de trabalho coletivo docente.

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Indicadores e parâmetros de qualidade na Educação Infantil

Formação e assessoria para diagnóstico e análise de indicadores de qualidade na educação infantil; elaboração de diretrizes; aplicação dos princípios da educação de qualidade na educação infantil; estabelecimento de rotinas alinhadas à BNCC e às diretrizes nacionais para Educação Infantil; desenvolvimento profissional dos gestores escolares de instituições de educação infantil.

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Diretrizes para educação integral e territórios educativos

Elaboração de diretrizes para implementação de política de educação integral, na perspectiva dos territórios educativos: orientação para elaboração de matriz curricular; diagnóstico dos potenciais educativos contexto escolar (agentes, dinâmicas, saberes e lugares); territorialização da rede de ensino em territórios educativos, com foco do fomento à colaboração entre as unidades escolares que atendem a mesma demanda; engajamento e escuta da comunidade; elaboração de minuta para legislação.

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Diagnóstico de desigualdades de aprendizagem e gestão da equidade

Elaboração de diretrizes para Gestão da Equidade. Assessoria para elaboração de diretrizes e normativas para: Equidade – diagnóstico, leitura de indicadores educacionais e elaboração de estratégias para redução das desigualdades educacionais; implementação das Leis 10.639/2004 e 11.645/2008. Atendimento Educacional Especializado (AEE), com orientação sobre os Pareceres n. 50 e 51/2023;

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Monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação (PMEs)

Até o ano de 2025, os municípios deverão monitorar as metas dos seus PMEs, gerando insumos para o debate e a produção de diretrizes e textos-base para a construção do novo PME, para os próximos 10 anos. Com 10 dos municípios da Amvapa, a Cocreare tem auxiliado: (1) na leitura e análise dos PMEs, realizando o estudo do alinhamento entre as metas municipais e as metas do Plano Nacional de Educação; (2) na orientação para elaboração de Notas Técnicas; (3) na elaboração de relatórios de avaliação, em linha com o Plano de Ação Articulas (PAR-4).

Fotos e vídeos do evento de abertura da formação PPP Vivo, em Taquarituba

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