Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa
O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola deve ser alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para garantir que os alunos recebam uma educação de qualidade. Para isso, o primeiro passo é estudar de maneira aprofundada o fundamento pedagógico do aprendizado pelas competências. Isto significa compreender quais alterações devem ser feitas no currículo, considerando o que os alunos devem "saber" (constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, aquilo que devem "saber fazer" (considerando como aplicar esses conhecimentos saberes, atitudes e valores para resolver problemas complexas do cotidiano).
Para que isso seja possível, é preciso considerar o compromisso que a BNCC faz com a educação integral. Compreendida como aquela cujo foco é a formação global do ser humano.
o conceito educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. Isso supõe considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir. (BNCC)
A educação integral, dentro do escopo do direito fundamental à educação de qualidade, é baseada em alguns princípios básicos: igualdade, equidade, diversidade, inclusão, autonomia, responsabilidade, aprendizagem ao longo da vida, educação para a cidadania, para o desenvolvimento sustentável e para a paz.
Educação por competências e educação integral, são conceitos que devem estar claros não apenas entre os profissionais da educação, como também entre pais e responsáveis. Todos precisam compreender qual o seu papel na formação integral das crianças e adolescentes.
Para materializar estes princípios na escola, de maneira intencional, o primeiro passo é revisar o PPP, a partir destes princípios, por meio da gestão democrática. Para isso, é necessário ouvir os envolvidos, envolvendo a comunidade escolar e a comunidade local. Isto significa realizar uma escuta qualificada com alunos, pais e responsáveis, professores e funcionários. Ao ouvir atentamente as várias perspectivas, é possível compreender as variadas compreensões sobre a escola que se deseja construir. As instâncias de gestão democrática devem ser intensamente engajadas neste processo de escuta. O Conselho de Escola, o Grêmios Estudantil e a Associação de Pais Mestres devem ser convidadas a participar de todo o percurso da revisão do PPP.
O resultado da escuta qualificada, somada a um diagnóstico da realidade da escola e da aprendizagem dos alunos, constitui-se na base para a construção da missão, visão, valores e objetivos da unidade escolar. Desta forma, o PPP se transforma de repositório do resultado democrático de discussão e pactuação sobre quais os melhores caminhos e ações para melhorar a aprendizagem dos alunos e ofertar uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, que forme cidadãos ativos e comprometidos com a comunidade e com o mundo em que vivem.
Profa. Dra. Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa
16 de fevereiro de 2023