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Clima escolar

O papel da equipe gestora da escola para melhoria do desempenho dos alunos


Marlene de Cássia Trivellato Ferreira

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa


O clima escolar é um dos elementos fundamentais para o sucesso acadêmico e o desenvolvimento integral dos alunos. Ele representa o conjunto de percepções e atitudes dos membros da comunidade escolar – incluindo alunos, professores, gestores e funcionários – em relação ao ambiente educacional. Um clima escolar positivo é caracterizado por relações interpessoais saudáveis, segurança, respeito, confiança e colaboração, todos esses fatores que contribuem diretamente para o bem-estar e o desempenho dos alunos.

 


A temática do clima escolar tem relações diretas e indiretas com várias questões que são frequentemente pontos de debate nas escolas: violência, questões socioemocionais, indisciplina, aprendizagem dos alunos, abandono e evasão escolar. No Brasil, a Lei 14.819/2024, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, e a Lei 14.811/2024, que institui medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, evidenciam que há um movimento para o estabelecimento de normativas que regulem a abordagem da temática nas escolas.

 

Nos EUA, o Departamento de Educação desenvolveu e financiou o Safe and Supportive Schools Project, que tem apoiado os estados no desenvolvimento de sistemas de avaliação do clima escolar ao longo de vários anos. A ideia é identificar o que tem funcionado bem e o que não funciona no tratamento do tema. Tem havido um interesse significativo e crescente nos esforços de melhoria do clima escolar nos últimos anos naquele país. Nosso entendimento é que isso se deve a três fatores:

 

1. O volume de pesquisas sobre clima escolar tem aumentado e apoiado a noção de que o contexto tem relevante impacto na aprendizagem dos alunos, por exemplo: as tendências do grupo, normas, expectativas e sistemas de crenças. Esses elementos acabam por moldar a experiência e a aprendizagem individual, bem como influenciam todos os níveis de relacionamentos.


2. Cresce a certeza entre os gestores públicos de que a melhoria do clima escolar apoia a prevenção eficaz da violência em geral e os esforços de prevenção do bullying em particular. Nos EUA, 49 estados aprovaram leis de prevenção do bullying, mostrando o crescente interesse dos decisores/formadores de políticas públicas a nível estadual e dos líderes a nível distrital na questão.


3.  Percebe-se um aumento nos esforços educacionais baseados em pesquisas que incluem educação  para ética e cidadania, aprendizagem socioemocional, esforços de promoção de saúde mental, e a importância da formação de docentes para atuarem sobre o tema.

 

O Impacto do Clima Escolar no Desempenho dos Alunos

Pesquisas nacionais e internacionais têm demonstrado consistentemente a correlação entre um clima escolar positivo e o desempenho acadêmico dos alunos. O clima escolar afeta não apenas os resultados acadêmicos, mas também a motivação, a autoestima, o comportamento social, e a saúde mental dos alunos. Em um ambiente escolar saudável, os alunos sentem-se mais motivados a aprender, participam ativamente das aulas e se envolvem em atividades extracurriculares, o que, por sua vez, melhora o desempenho acadêmico.

 

No Brasil, Rizzoto e França (2018) apontaram que 68% dos estudantes brasileiros reportam que o clima escolar é negativo, com destaque para: aulas interrompidas frequentemente, professores que ao invés de ensinar precisam colocar ordem na sala, dificuldade em escutar o que o professor fala. A pesquisa apontou que o impacto é maior nas disciplinas de matemática, ciências e língua portuguesa, sendo esta última é a que tem o desempenho mais prejudicado. O levantamento apontou, ainda, que quanto maior a frequência de exposição a um clima escolar negativo, maior o impacto no desempenho do aluno.

 

Para os pesquisadores do Instituto Airton Senna, o desenvolvimento sociomeocional é considerado um impulsionador da aprendizagem escolar, pois promove inúmeras conquistas ao longo da vida, melhora as relações interpessoais e gera benefícios para a saúde física e mental.

 

O Papel do Gestor Escolar no Clima Escolar

O gestor escolar desempenha um papel central na criação e manutenção de um clima escolar positivo. Sua liderança influencia diretamente a cultura organizacional da escola, promovendo práticas que favorecem o respeito, a colaboração e a valorização de todos os membros da comunidade escolar. Um gestor eficaz deve ser um exemplo de comportamento democrático, ético e comprometido, promovendo uma visão clara e compartilhada da missão e dos objetivos da escola.

 

A Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Gestores Escolares (BNC Gestão), conforme o Parecer CNE/CP nº 4/2021, enfatiza a importância do gestor escolar no desenvolvimento de um ambiente educacional favorável ao aprendizado, refletindo diretamente no clima escolar.  O documento descreve o papel do gestor como fundamental para a construção de um clima escolar que favoreça o desenvolvimento integral dos alunos, com foco em práticas de gestão que promovam um ambiente colaborativo, inclusivo e seguro.

 

Como as competências do Parecer n.4/2021 estão relacionadas ao papel do gestor escolar na melhoria do clima organizacional?

O Parecer CNE/CP nº 4/2021 reforça que o gestor escolar tem um papel estratégico na promoção de um clima escolar que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. As competências da BNC Gestão não apenas reconhecem, mas também orientam o gestor a atuar proativamente na construção de um ambiente educacional positivo, que é essencial para o sucesso escolar.

 

Liderança. É fundamental que o gestor escolar exerça uma liderança quanto à proposta pedagógica da escola, com foco no acesso, permanência e sucesso dos alunos, envolvendo a comunidade escolar na construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) que valorize a diversidade de saberes, culturas e modos de ver o mundo. Para isso, é preciso criar um ambiente onde todos os membros da comunidade escolar se sintam valorizados e incluídos, o que é essencial para um clima escolar positivo.

 

Gestão Participativa. O gestor deve promover a participação efetiva da comunidade escolar e da sociedade na gestão da escola, garantindo um espaço de diálogo e colaboração. Isso fortalece o senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada, contribuindo para um clima escolar mais colaborativo e engajado.

 

Gestão de Pessoas. O diretor escolar  deve promover o desenvolvimento profissional dos professores e funcionários, além de valorizar o trabalho em equipe, criando um ambiente que favoreça o bem-estar e a motivação. Ao fazer isso, o gestor contribui para um ambiente mais harmonioso e produtivo, impactando diretamente o clima escolar.

 

Cultura e Clima Escolar. É importante fomentar uma cultura escolar que valorize a ética, a compaixão, a empatia, a diversidade, o respeito mútuo e a convivência democrática, além de atuar preventivamente em relação a conflitos e toda forma de violência na escola. Esse movimento auxilia na formação de um ambiente seguro e acolhedor, que promova o respeito e a inclusão.

 

O trabalho de equipe não resume à coordenação dos professores. Instalar na escola uma ambiente democrático, aberto à mudança e à inovação e, principalmente, permeável ao diálogo e à resolução de conflito é o caminho para formar equipes saudáveis e eficientes. Faz parte deste processo a consideração de fatores organizacionais significativos para o sucesso dos alunos: as expectativas da direção e dos professores em relação a seu rendimento, o incentivo a comportamentos de partilha, ajuda e simpatia mútua, sempre com foco  no estabelecimento de ambiente físico seguro e agradável.

 

“Um grupo só se torna eficaz se seus membros aprendem a funcionar juntos e mobilizam saberes e fazeres elementares: animação, memória coletiva, momentos de regulação, esclarecimentos dos mecanismos e dos status de cada um, expressão dos medos e das expectativas de cada um, mediação em casos de conflito grave etc.”

Instituto Ayrton Senna 2020.

 

 

O que é possível fazer para melhorar o Clima Escolar?

Desenvolvimento de uma Cultura de Respeito e Inclusão

A promoção de um ambiente onde todos se sintam valorizados e respeitados deve ser uma meta dos Projetos Político-Pedagógicos da escola. Isso inclui zero tolerância ao bullying e à discriminação, nos termos da Lei 14.811/2024, e a promoção do respeito às diferentes opiniões e formas de ver o mundo


Fortalecimento das Relações Interpessoais

A criação de espaços para o diálogo e a resolução pacífica de conflitos é essencial. Programas de mediação de conflitos e iniciativas de educação socioemocional podem ser eficazes para fortalecer as relações interpessoais dentro da escola.


Envolvimento da Comunidade Escolar

A participação ativa de pais, alunos, professores e funcionários nas decisões e atividades escolares reforça o senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada pelo sucesso da escola.

 

Apoio socioemocional

Oferecer apoio emocional aos alunos e professores, através de equipes multidisciplinares ou programas de apoio psicológico, é crucial para a manutenção de um clima escolar positivo. Essa medida pode ser realizada em parceria com o Programa Saúde na Escola, como indica a Lei 14.819/2024.

 

Desenvolvimento Profissional Contínuo

Investir na formação contínua dos professores e funcionários para que estejam capacitados a lidar com questões relacionadas ao clima escolar, como gestão de sala de aula, estratégias de ensino inclusivas e desenvolvimento das habilidades socioemocionais.


Avaliação de clima escolar

Realização de escuta ativa e qualificada com todos os segmentos da comunidade escolar, para compreender como percebem o clima organizacional é um elemento essencial para obter dados para que se possa atuar com assertividade.

 



Para refletir

Parece que não há dúvidas: o clima escolar positivo está associado ao desenvolvimento saudável de crianças e jovens. Trata-se de um componente vital para o sucesso educacional, influenciando diretamente o desempenho dos alunos. Cabe às equipes de gestão escolar a criação e manutenção de um ambiente positivo, onde todos possam desenvolver o seu potencial.


Combater a violência é fundamental, mas não basta. É preciso ter proatividade nas ações preventivas no campo das habilidades socioemocionais, desde a primeira infância. Para isso, é necessário ter intencionalidade no planejamento da melhoria contínua do clima escolar, baseando-se em evidências, a partir de avaliações sistemáticas. Além disso, é fundamental buscar o fortalecimento escola-família-comunidade, afinal, é preciso toda uma comunidade para educar uma criança.

 


Para saber mais

Para saber um pouco mais sobre o Clima Escolar, sugerimos a palestra com as professoras Marlene C. Trivellato Ferreira, Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa e Alícia Freijo, ministrada para escolas de 10 municípios do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa Educa) em 13 de agosto de 2024.



 Baixe a apresentação em pdf:



Abaixo, indicamos algumas referências para aprofundar sobre o assunto:

  1. Instituto Ayrton Senna. Liderança e Clima Escolar. 2020. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/app/uploads/2022/11/instituto-ayrton-senna-lideranca-e-espaco-escolar.pdf. Acesso em: 15 ago. 2024.

  2. OLIVEIRA, A.C.P. Gestão, liderança e clima escolar. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.Thapa, A., Cohen, J., Guffey, S., & Higgins-D’Alessandro, A. (2013). "A review of school climate research." Review of Educational Research, 83(3), 357-385. Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication/258183185_A_Review_of_School_Climate_Research. Acesso em: 15 ago. 2024.

  3. RIZZOTO, J. ; FRANÇA, M. T. A. Indisciplina: o clima escolar das escolas brasileiras e o impacto no desempenho dos estudantes. S.D. Disponível em: https://brsa.org.br/wp-content/uploads/wpcf7-submissions/4483/INDISCIPLINA-O-CLIMA-ESCOLAR-DAS-ESCOLAS-BRASILEIRAS-E-O-IMPACTO-NO-DESEMPENHO-DOS-ESTUDANTES-Com-identificação.pdf. Acesso em: 15 ago. 2024.

  4. LIMA, S.M.B; ALBANO, A.G. Um estudo sobre Clima e Cultura Organizacional na concepção de diferentes

    autores. Rev. CCEI - URCAMP, v.6, n.10, p. 33-40 - ago., 2002

  5. TRIVELLATO-FERREIRA, M.C.; ROSA, L.R.O.. Clima escolar. [Palestra para a Câmara Técnica de Educação da Amvapa Educa]. 13 de ago. 2024. Disponível em: https://youtu.be/DmDFXbJD52U. Acesso em 14 ago. 2024.

Alguns clássicos para você consultar:

  1. AGUAYO, A. M. Didática da escola nova. São Paulo: Nacional. 13ª ed., 1966.

  2. BRUNET, L. El Clima de trabajo en las organizaciones.México: Trillas, 1992.

  3. CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ed. Rio de

    Janeiro: Elsevier, 2010.

  4. LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5ª edição. Goiânia: Editora Alternativa, 2008.

    319p.

  5. LIKERT, R. New patterns of management. New York, Mc-Graw Hill, 1961.

  6. NÓVOA, Antônio. Para uma análise das instituições escolares. In. NÓVOA, A. (org.). As organizações escolares

    em análise. Publicações Dom Quixote. Lisboa: 1995. p.13-42.




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