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Gestão Democrática e Qualidade na Educação Infantil como temas do Planejamento em Juquitiba, SP.

As profas. Dras. Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa e Marlene de Cássia Trivellato Ferreira foram as palestrantes convidadas para a abertura da reunião de planejamento anual na Secretaria de Educação de Juquitiba, SP. As palestras foram realizadas na modalidade assíncrona, no dia 1 de fevereiro de 2023.


O tema abordado por Lilian, foi a Gestão Democrática na escola, tema fundamental para o desenvolvimento de um ambiente educacional saudável e democrático. Esta abordagem permite que os alunos, professores, pais e outros membros da comunidade escolar se envolvam na tomada de decisões e na criação de políticas que afetam a escola.


A gestão democrática bem aplicada, tem a capacidade de promover a colaboração entre todos os envolvidos, o que ajuda a criar um ambiente de respeito mútuo e de diálogo. Isso permite que todos os membros da comunidade escolar se sintam incluídos e ouvidos, o que aumenta a satisfação e o comprometimento com a escola.


Além disso, a gestão democrática promove a participação ativa dos alunos, por meio dos representantes de sala e grêmios estudantis. Isto possibilita que os estudantes desenvolvam habilidades de liderança e de tomada de decisão. Isso ajuda a prepará-los para o mundo real, onde eles terão que fazer escolhas importantes e trabalhar em conjunto com outras pessoas.


Por fim, a gestão democrática é um princípio constitucional, que deve ser aplicado no ambiente escolar pelos Diretores da Escola. Sua finalidade é melhorar a qualidade da educação. Afinal, quando todos os membros da comunidade escolar têm voz e são ouvidos, eles podem contribuir com ideias e sugestões para melhorar o ensino e a aprendizagem. Isso ajuda a garantir que os alunos recebam a melhor educação possível.


Veja o vídeo da Palestra sobre Gestão Democrática, com a profa. Dra. Lilian R. O. Rosa aqui.



Já a Profa. Dra. Marlene Trivellato, abordou o tema "Diagnóstico de Qualidade na Educação infantil", com foco na garantia que os alunos recebam o melhor ensino possível. O diagnóstico de qualidade permite que os professores e administradores identifiquem os pontos fortes e fracos de seu programa educacional, bem como as áreas que precisam de melhorias. É necessário identificar as necessidades no campo de experiências da criança, de maneira a oferecer condições para o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e emocionais.


O diagnóstico de qualidade também ajuda a identificar as necessidades específicas dos alunos e a criar planos de ação para atender às suas necessidades. Além disso, o diagnóstico de qualidade ajuda a garantir que os professores e administradores estejam cientes das melhores práticas educacionais e que estejam preparados para implementar essas práticas.


Veja a palestra completa com a profa. Dra. Marlene Trivellato Ferreira aqui.


A abordagem de temas como gestão democrática e diagnóstico de qualidade na educação infantil nas reuniões de planejamento, geram a sensibilização dos membros da Rede Municipal de Ensino, enfatizando a importância destas práticas na construção de uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa.


Escrito em 8 de fevereiro de 2023


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