Gestão Democrática - 2024
Este é o primeiro volume da "Cadernos de Formação Projeto Político-Pedagógico Vivo", composta por seis volumes. Seu público-alvo são gestores escolares e educacionais. O material foi pensado para ser usado como um guia para auxiliar na reflexão-ação sobre planejamento e gestão escolar. Cada um dos volumes representa uma etapa da revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, pautado no princípio da Gestão Democrática, na BNCC, e nos conceitos da Educação Integral e os territórios educativos.
Conheça alguns dos municípios que já usaram o material em Formações continuadas: Itanhaém e Ilha Comprida.
Ligados pela Historia - 2022
Organizado por Adriana Silva, com texto de vários autores, o livro Ligados pela História é resultado de um diagnóstico feito pelo IPCCIC. Entre 2016 e 2018, membros do instituto visitaram os municípios do interior paulista, promovendo oficinas sobre referências culturais. Em 2021 e 2022, foi a vez da equipe visitar as 34 cidades da Região Metropolitana. O resultado foi essa obra, que apresenta o potencial criativo, cultural e econômico do interior paulista. Para quem quer conhecer tudo o que a região pode oferecer. Além do livo, foi produzida uma série de documentários que você pode assistir no canal do IPCCIC.
E-book organizado por Denise Pereira e Maristela Cardoso, que reúne textos sobre representações, de formas de se ver e se entender a realidade. O Capítulo 10 "Gestão de Cidades com base nas referências culturais", é assinado por Lilian Rodrigues Oliveira Rosa, Adriana Silva e Helena de Oliveira Rosa.
Aborda a importância de identificar e reconhecer as referências culturais das localidades para gerar políticas públicas municipais representativas.
Tecnologia social para Gestão de Cidades
Organizada pelos pesquisadores do IPCCIC, o livro Tecnologia Social para gestão de Cidades: cidadania e cocriação, relata o trajeto de pesquisas e diagnósticos em mais de vinte municípios do interior do estado de São Paulo, utilizando ferramentas difundidas pela Teoria U. A Tecnologia Social de diagnóstico de potencialidades dos municípios, criada pelo IPCCIC, presidido por Lilian Rosa e Adriana Silva, foi certificada pelo Banco do Brasil, em 2017.
Memórias da Fé - 2023
Obras organizada pelo Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC). Entre 2022 E 2023, OS membros do instituto realizaram uma ampla pesquisa sobre as referências culturais relacionadas à religiosidade na região metropolitana em Ribeirão Preto. O resultado foi a publicação de livro e a produção de um documentário que apresentam a diversidade cultural do nordeste do estado de São Paulo.
Você pode baixar o livro no Portal C e assistir ao vídeo no YouTube.
De autoria de Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, Sandra Rita Molina e Adriana Silva, nessa obra, derivada da coleção "Café com Açúcar", as autoras buscaram identificar os filhos dos encontros e desencontros da história. O século XX nascia sem nome, sem identidade definida. Respirava os ares do turbilhão formado no útero que foi gerado, sob a égide da transformação dos costumes. É esse movimento social, econômico e cultural que segue narrado em artigos temáticos sobre uma época que fez de tudo para ser chamada de moderna.
Obras organizada pelo Instituto Paulista de Cidades Criativas e identidades e publicada pela Estação das Letras e Cores, reúne seis capítulos com seis passos para uma Cidade Humana: Colocar o ser humano em primeiro lugar, cidadania cocriadora, ser comunidade, religar o homem ao meio ambiente, economia cocriadora e educar em suas múltiplas formas. O capítulo 3, Seja Comunidade, é assinado por Lilian R. O. Rosa, Marlene Trivellato e Alice Wassal e convida para estabelecer laços de pertencimento com o local onde vive.
O e-book “20 palavras. Leituras sobre o Agora” traz o debate sobre 20 palavras significativas que norteiam a abordagem de 20 autores participantes do evento “20 Horas de Literatura”, que acontece de 14 a 18 de novembro, das 18h às 22h, em Ribeirão Preto (SP), cidade-sede da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
Paisagem Cultural do Café - 2a. Ed. - 2023
O livro Paisagem Cultural do Café está de volta, com edição ampliada e revisada. Os pesquisadores do IPCCIC voltaram a campo e foram conferir o que mudou no patrimônio cultural de Ribeirão Preto nos últimos 10 anos, desde que a última edição do livro foi lançada.
A obra apresenta um olhar diferenciado para os roteiros culturais de Ribeirão Preto e uma proposta de educação patrimonial, apostando na conscientização e na alfabetização urbana para a consolidação da cidadania cultural.
Organizado por Adriana Silva, este trabalho enaltece o trabalho de homens e mulheres que foram importantes para a nossa história. Garantir que as futuras gerações possam reconhecer os feitos de grandes personagens em várias áreas: educação, cultura, economia, comunicação, solidariedade, política. A história do nordeste paulista que interferiu na realidade da região, do estado e do Brasil.
Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa e sua filha, Helena de Oliveira Rosa, assinam um capítulo sobre Santos Dumont e outro sobre Quinzinho da Cunha
Políticas Públicas de Cultura
Esta coletânea organizada por Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, Magda Ricci e Adriana Silva, pesquisadoras do IPCCIC, reúne textos que indicam como os estudos sobre a temática das Políticas Públicas de Cultura vêm se aprofundando em diversas áreas. Os debates engendram massa crítica e geram avanços no campo do conhecimento científico, apresentando o resultado de pesquisas e debates contemporâneos em várias regiões do Brasil.
Coletânea organizada por Luiz Carlos Moreno, Meire A. Pedersolli e Elaine Assolini. Capítulos publicados por Antônio Carlos Tórtoro, Elaine Assolini, Lilian R. O. Rosa, Marcia Figueiredo, Maria Amélia Zucolotto e Adriana Silva, Duce Pamplona, Nainora Freitas, Maria de Fátima Mattos, Marilda Moura, Meire Pedersolli e Luiz C. Moreno.
História, empreendedorismo e inovação
Escrito pelas historiadoras Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa e Sandra Rita Molina o livro "Café"é um dos dois volumes da coleção “Café com Açúcar” publicados pela Fundação do Livro e Leitura. As páginas da obra trazem histórias das relações com a vida cultural, econômica e social do Brasil. “Café com Açúcar” aborda escravidão, imigração, cultura, política e trabalho com uma linguagem simples e fluída.
História, empreendedorismo e inovação
Escrito pela educomunicadora Adriana Silva, o livro "Acúcar", da coleção “Café com Açúcar”, é um dos dois volumes publicados pela Fundação do Livro e Leitura. A obra relata a trajetória da cana-de-açúcar no Brasil, com destaque para a implantação das Usinas na região de Ribeirão Preto e o papel dos imigrantes. A coleção “Café com Açúcar” traz histórias de esse setor tornou-se um exemplo mundial de produção de energia renovável.
Patrimônio Cultural
Paisagem Cultural do Café foi organizado por Lilian R. O. Rosa e Adriana Silva, publicado pelo IPCCIC, em 2013. Apresenta o resultado de um diagnóstico de referências culturais no município de Ribeirão Preto, capital mundial do café no período da Primeira República. Além de conhecer um pouco mais sobre a história do Café no Brasil, um documentário acompanha a obra e revela a importância do patrimônio cultural do interior do estado de São Paulo. A obra também apresenta um roteiro turístico a partir dos bens culturais.
Políticas Educacionais
A obra foi organizada por Maria M. Gracioli e Vânia F. Martino, e traz o resultado de pesquisas realizados no Mestrado Profissional em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, da Unesp Franca. Lilian R. O. Rosa e Eduardo Castejon Molina, contribuíram com a publicação do Capítulo 4 "Educação Patrimonial: perspectivas para sua inserção no currículo". O artigo também apresenta propostas para adoção da educação patrimonial como estratégia de política pública.
Direitos Humanos
Obra organizada por César Augusto R. Nunes e Catarina Gomes, apresenta pesquisas que propõe a relação entre os temas da Educação e dos Direitos Humanos. Os artigos foram originalmente apresentados no ICA 2018. Lilian R. O. Rosa, juntamente com André L. Alselmi e Paulo E. B. Veiga, publicou o Capítulo 5 "Direitos Humanos e diversidade no ensino superior: um estudo de caso a partir de sua aplicação nas matrizes curriculares dos cursos de licenciatura.
Política Externa
A Santa Sé e o Estado Brasileiro é um estudo aprofundado, embasado em uma pesquisa documental realizada no Arquivo Secreto Vaticano, sobre as relações políticas entre a Igreja Católica Romana e o Estado Brasileiro no período de 1920 a 1937. O livro expõe a alternância de influência da Santa Sé, da Igreja Católica local e do Estado Brasileiro na busca da hierarquia católica por maior inserção na política nacional.
Memória, Arte e Patrimônio Cultural
Escrito por Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, Adriana Silva e Luciana Rodrigues, Memórias de um Theatro, o fio da história, relata a trajetória do 3o. maior teatro de ópera do Brasil: o Pedro II. Publicado pelo IPCCIC e pela Fundação Dom Pedro II, a obra publicada em 2014 reuniu 51 depoentes em um livro e um documentário que comemoraram o aniversário desse bem cultural que é tombado como patrimônio do estado de São Paulo.
Memória, Modo de vida rural e História do Café
Memórias dos Cafezais, a vida nas fazendas, foi organizada pelos pesquisadores do IPCCIC, em 2014. Resultou de um amplo diagnóstico de fazendas remanescentes do auge do período cafeeiro no interior do estado de São Paulo. Além do inventário arquitetônico, o livro acompanha um documentário com as memórias daqueles que viveram nas colônias de café. Lilian R. O. Rosa, uma das autoras e organizadoras, revela que a obra dá uma dimensão da riqueza da herança cultural caipira
Memória, educação e cidadania
Em março de 2017 a Escola Estadual Otoniel Mota completou 110 anos e para comemorar essa data especial da escola mais tradicional e uma das mais antigas de Ribeirão Preto, a Fundação do Livro e Leitura com o patrocínio da Usina Alta Mogiana lançou o livro “Memórias de uma Escola: 110 anos do Otoniel Mota”, que reúne memórias compartilhadas de 78 entrevistados transformadas em crônicas por Lilian R. O. Rosa e Adriana Silva. Além do livro o documentário traz as memórias dos entrevistados.
Arte e cultura
Artistas do Mundo foi publicado pelo IPCCIC com o patrocínio da FAAP, a obra escrita por Maria de Fátima Mattos, Adriana Silva e Lilian R. O. Rosa. Publicado em 2013, o livro retrata o Modernismo tardio no interior de São Paulo a partir de cinco artistas: Bassano Vaccarini, Leonelo Berti, Pedro Manoel Gismonti e Odila Mestriner. Além da obra, um documentário relata a vida e a obra desses artistas que movimentaram o cenário cultural paulista entre os anos 1950 e 1970. Como parte do projeto foram instalados vitrais dos artistas biografados na sede da FAAP Ribeirão Preto.
Biografia
Fúlvia Gonçalves, uma vida, é uma obra biográfica sobre artista Fúlvia Gonçalves, publicada por Maria de Fátima Mattos, Adriana Silva e Lilian R. O. Rosa , em 2014, com o patrocínio da FAAP, que possuí um vitral da artista em sua unidade de Ribeirão Preto. Pintora, desenhista, gravadora, professora. Faz comunicação visual na Escola de Artes Plásticas, em Ribeirão Preto, entre 1960 e 1968. A artista é integrante de um importante movimento de Modernismo tardio no interior de São Paulo.
Biografia
Bassano Vaccarini, Além do Moderno é uma obra biográfica escrita por Maria de Fátima Mattos, Adriana Silva e Lilian Rodrigues de Oliveira, com o patrocínio da FAAP. A publicação é o segundo volume da coleção “Biografias” realizada pelo Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, do qual também faz parte o livro "Fúlvia Gonçalves, uma vida".
“A escolha por Vaccarini faz parte da proposta do instituto em reconhecer o potencial cultural da cidade. Vaccarini foi importante para o movimento cultural de Ribeirão e região.
História e Patrimônio Cultural
Patrimônio Cultural do Café da Terra Vermelha resulta da atuação dos 33 participantes da Rede de Cooperação Identidades Culturais, coordenados por Lilian R. O. Rosa. O grupo foi formado por Adriana Silva, então Secretária da Cultura, para pesquisar as referências culturais do café em Ribeirão Preto. O projeto foi uma parceria em 09 instituições de ensino superior, a Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto e o IPHAN. Além da publicação, foram produzidos 03 relatórios técnicos com os resultados da pesquisa.
História da Medicina
Obra organizada pelo prof. Dutra de Oliveira, antigo diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Pesquisa realizada por Adriana Silva, Lilian R. Oliveira Rosa, Matheus Inácio Borges e Monica J. Oliveira. Lilian Rosa também editorou e preparou os textos escritos por médicos formados pelas últimas 60 turmas da Faculdade de Medicina.
Museu Curadoria
Filhos do Café foi um projeto realizado em 2010, pela Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto. Integrou a curadoria da nova exposição do Museu do Café, uma obra bibliográfica e um documentário. O Livro e a curadoria foram assinados por Lilian R. O. Rosa e Michelle Cartolano. O documentário com o mesmo nome é em duas partes e foi realizado pelo MIS - Museu de Imagem e Som. Veja aqui: Parte 1 e a Parte 2.
Urbanismo e História
A publicação Ruas e Caminhos: um passeio pela história de Ribeirão Preto apresenta dados sucintos sobre as denominações das ruas, praças e avenidas da cidade de Ribeirão Preto, referente ao ano de 2002, abrangendo 3.093 logradouros.
Fruto de uma parceria entre o Centro Universitário Barão de Mauá e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a publicação foi idealizada pelo prof. Nicolau Spinelli.
Os trabalhos pesquisa e levantamento de dados foram desenvolvidos nos períodos de maio/2002 a junho/2003 e, de maio a agosto de 2007.
Patrimônio Cultural
Depois de visitar oito cidades do interior paulista em projeto realizado pela Oficina Cultural Cândido Portinari, em 2016, as pesquisadoras Adriana Silva, Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa e Nainôra Freitas organizaram o conteúdo das pesquisas e do processo educativo nessa obra voltada para todos aqueles que desejam fomentar ambientes criativos em seu município.
Política Partidária
Primeiro livro publicado por Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, em 2000, Comunistas em Ribeirão Preto é fruto de sua pesquisa de mestrado nos arquivos do DEOPS. Analisou o projeto do Partido Comunista Brasileiro e sua atuação junto ao movimento operário paulista, a partir de uma perspectiva crítica.