Formação e assessoria para Plano de Cidade Educadora, que integrou três projetos: Educação Patrimonial e Ambiental; Plano Intersetorial Cidade Educadora (2022-2023); Revisão dos PPPs, alinhados à BNCC, aos princípios da Cidade Educadora, ODS4 e Educação Para os Direitos Humanos.
O Programa Itanhaém Cidade Educadora foi desenvolvido pela Cocreare, em parceria técnica com o Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC) e implementado entre julho de 2022 e março de 2023, no município de Itanhaém, SP. A proposta foi desenvolver e aprofundar as potencialidades educativas da localidade, orientando a elaboração de projetos que colaborem na construção de uma cidade que reconhece, promove e exerce seu papel educador na vida dos seus cidadãos, atuando para o desenvolvimento integral do potencial humano. Todas ações basearam-se da perspectiva dos territórios educativos, diagnosticando, reconhecendo e promovendo o papel educador da cidade, com foco na formação integral dos indivíduos.
Enfatizou-se o reconhecimento e a valorização de espaços formais e não formais de educação, colaborando para a garantia do direito constitucional de educação pública inclusiva, equitativa e de qualidade, alinhado ao ODS 4 da Agenda 2030 da ONU e à Educação para os Direitos Humanos.
Pilares do Programa Itanhaém Cidade Educadora
As ações envolveram os departamentos de educação, cultura e esportes do município em três grandes eixos:
-
Formação para revisão e/ou elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs). Diretores escolares e assessores das 42 unidades escolares, participaram de capacitação construída a partir da BNCC e os princípios da gestão democrática e da Educação Para os Direitos Humanos, com foco na Matriz Nacional de Competências do Diretor Escolar. As escolas foram organizadas em 10 territórios educativos, na perspectiva da Cidade Educadora, incentivados a atuaram de maneira cooperativa durante a realização das etapas dos PPPs.
-
Formação para elaboração de Projeto de Educação Patrimonial e Ambiental. Coordenadores pedagógicos do Departamento de Educação, e funcionários dos departamentos de Cultura e Esportes, construíram juntos o projeto de educação patrimonial e ambiental com foco no diagnóstico realizado pelos diretores escolares e pela comunidade.
-
Plano Intersetorial Itanhaém Cidade Educadora. Concomitantemente às duas formações, os gestores dos Departamentos de Educação, Cultura e Esportes elaboraram um Plano Intersetorial, com um objetivo estratégico: transformar Itanhaém em Cidade Educadora no prazo de 10 anos, e 19 metas a serem alcançadas em um período de 10 anos (2022-2032), quando Itanhaém completará 500 anos.