top of page

Coleção Cadernos de Formação
Projeto Político-Pedagógico Vivo.

Esta publicação faz parte da série Cadernos de Formação Projeto Político-Pedagógico Vivo, composta por seis volumes. Tem como público-alvo gestores escolares e educacionais, particularmente de escola pública. O material foi pensado para ser usado como um guia para a elaboração do PPP, com o objetivo  de auxiliar na reflexão-ação sobre planejamento e gestão escolar.

Cada um dos cadernos representa uma etapa da revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola,  compreendido como um processo dinâmico de planejamento escolar, pautado no princípio da Gestão Democrática e alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à formação para os Direitos Humanos e aos conceitos da Educação Integral. Todo o material foi elaborado na perspectiva da aprendizagem pela ação, na qual os gestores escolares são convidados a assumirem o protagonismo na coordenação e gestão do PPP, planejando e solucionando problemas reais da escola e sendo capazes de tomar decisões de maneira colaborativa.

Nesse caminho, os conteúdos e atividades dos seis cadernos foram alinhados à Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC-Diretor Escolar - Parecer CNE/CP nº 4/2021, aprovado em 11 de maio de 2021). O foco é auxiliar o desenvolvimento profissional do gestor escolar, de maneira transversal. As 27 competências (dez gerais e 17 específicas) enfatizam o trabalho escolar coletivo dentro dos princípios modernos da administração pública, cujos resultados são fruto do conhecimento e da articulação com a comunidade, sob a coordenação do gestor escolar.

Captura de Tela 2024-02-21 às 06.09.06.png
Volume 1. Gestão democrática: escuta e mobilização da comunidade para a revisão do projeto político-pedagógico.

O volume 1 da série Cadernos de Formação Projeto Político-Pedagógico apresenta de forma clara e direta os procedimentos e instrumentos necessários para a aplicação do princípio de gestão democrática na revisão da proposta pedagógica escolar.

ISBN 978-65-981072-9-1.

Captura de Tela 2024-02-21 às 06.10.04.png
Volume 2. Diagnóstico e análise situacional: o uso de evidências na revisão do Projeto Político-Pedagógico

O guia fornece orientações sobre como pesquisar e analisar indicadores e evidências na gestão escolar e na revisão do Projeto Político-Pedagógico da escola. Também aborda os parâmetros de qualidade na educação infantil.

ISBN 978-65-981072-6-0.

bottom of page