top of page

Heloisa Falquete e Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

Texto publicado  nos Anais do III Congresso Nacional para Salvaguarda do patrimônio cultural.

Direitos Humanos e Diversidade no Ensino Superior: um estudo de caso a partir de sua aplicação nas matrizes curriculares dos cursos de Letras e História (2018). 

André Alselmi; Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa; Paulo Veiga

Artigo que relata a experiência de implantação da Educação para os Direitos Humanos nos cursos de licenciatura do Centro Universitário Barão de Mauá, entre 2016 e 2017. Relata os desafios da construção de um projeto pedagógico para a formação de profissionais para que se tornem multiplicadores dos Die

Políticas públicas, educação e direitos humanos:  o Memorial da Resistência de São Paulo. – pp. 180-193 (2018)

Guilherme Pires de Campos; Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

Apresentamos a evolução do plano de ação do programa “Visitas Educativas” em números, com base nos relatórios de metas elaborados e divulgados pela APAC, e uma análise prévia da efetividade desta política. Entretanto, é preciso ressaltar que os resultados mostrados são parciais, parte de pesquisa ainda em andamento, no programa de mestrado em planejamento e análise de políticas públicas pela Unesp – Franca. UNIFACEF  - – pp. 180-193

Planejamento estratégico como ferramenta de gestão do patrimônio cultural brasileiro (2017)

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa; João Luiz Passador

Este artigo apresenta uma abordagem da implantação do planejamento estratégico por resultados no campo da preservação do patrimônio cultural brasileiro. Buscou-se compreender e explicar os esforços de aperfeiçoamento, planejamento e gestão do órgão, por meio da análise dos relatórios de gestão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), publicados entre 2006 e 2014. Apresenta-se um estudo de natureza interdisciplinar, com uma metodologia construída a partir da experiência em pesquisa no campo da história política e das políticas públicas.

Gestão das Cidades com base nas referências culturais (2017)

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa; Adriana Silva

Diagnosticar a realidade presente passa pelo estudo das relações passadas, o comportamento social do lugar, as explicações dos indicadores que não são autônomos, ou seja, refletem ou refratam condições postas ao longo do tempo. Igualmente, este percurso precisa se dar amarrado a um referencial teórico metodológico que nivele uma base de análise e recomende estratégias de planejamento, diretrizes e propostas coesas a um modelo estabelecido de cidade.

Estudo sobre a implantação do Balance Scorecard como ferramenta de gestão do patrimônio cultural brasileiro (2016)

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa; João Luiz Passador

O texto apresenta o estudo da implantação do Balance Scorecard (BSC) e do mapa estratégico, de Kaplan e Norton (2004), no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan. O objetivo é descrever e analisar a coerência dos objetivos estratégicos em relação às perspectivas prioritárias do Iphan: a sociedade, a sua atuação e a organização interna, como meios para enfrentar os desafios inerentes ao campo do patrimônio cultural, que se torna cada vez mais complexo.

Reflexões sobre o campo político na historiografia contemporânea: diálogos com a cultura política (2014).

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

Este ensaio tem por objetivo pensar sobre o caminho percorrido pelos estudos sobre a dimensão política no Brasil, em particular a partir dos anos 1990. O foco da reflexão foi a renovação da história política a partir da sua intersecção com a história cultural. Uma das questões abordadas é a noção de “cultura política”como uma das características dessa inflexão historiográfica. Dialogus, 2014, p. 156-168.

Adriana Silva e Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

Texto publicado no Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agendas e agentes. Unesp Araraquara, 2013.

VICHNEWSKI, H.; ROSA, L. R. O.; FREITAS, N. M. B.

Texto publicado nos Anais da Semana de História do Centro Universitário Barão de Mauá. 2010/12. 

Patrimônio Cultural, religião e religiosidade. Reflexões sobre a experiência de pesquisa com o INRC - Inventário Nacional de Referências Culturais. (2013)

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

Apresentam-se as reflexões resultantes da aplicação do INRC, durante o projeto Paisagem Cultural do Café, Ribeirão Preto, SP. A complexidade envolvida na definição de sentido patrimonial nas manifestações de religiosidade católica é o foco das questões deste texto. Dialogus, 2013 vol. 9, n.1., p. 145-156/.

O conceito de referência cultural na educação patrimonial (2012)

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

A proposta para um minicurso “Educação e patrimônio cultural: referências culturais como base para a educação patrimonial”, para a IX Semana de Pedagogia – IBILCE/UNESP, realizada em agosto de 2012, tem como objetivo refletir sobre as relações entre educação e patrimônio cultural a partir de experiências concretas de pesquisa e ensino vividas pelos membros participantes da Rede de Cooperação Identidades Culturais, criada em 2009, no município de Ribeirão Preto, localizado no interior do Estado de São Paulo. 

Adriana Silva e Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

Texto publicado no Simpósio Internacional de história Pública. USP. 2012. Disponível em: https://www.cocreareconsultoria.com.br/_files/ugd/ac2a16_745bd9be3aa948708e2fce70137eed0c.pdf

Patrimônio Cultural religioso em Ribeirão Preto (2012)

Nainôra Maria Barbosa de Freitas ; Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

 Essa comunicação tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada a partir da metodologia do INRC (Inventário Nacional de Referências Culturais) no Distrito de Bonfim Paulista e no Centro histórico do município de Ribeirão Preto, SP. Sob a orientação técnica do Iphan-SP foi realizado um levantamento edificações de diferentes representações religiosas, construídas entre 1890 e 1950, que ainda encontram-se íntegras. O trabalho é parte de um projeto interdisciplinar e multi-institucional levado a cabo por pesquisadores que formam a Rede de Cooperação Identidades Culturais. 

A Igreja Católica Apostólica Romana e o Estado Brasileira. Estratégias de inserção política da Santa Sé no Brasil, entre 1920 e 1937 (2011)

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

Tese de doutoramento de 2011 que descreve e analisa as estratégias de inserção política da Igreja Católica no Estado Brasileiro, com ênfase no período compreendido entre 1920 e 1937, tendo como base teórico-metodológica a história política e eclesiástica. Realiza a análise a partir dos documentos produzidos pela Secretaria de Estado da Santa Sé e a sua 2ª. Seção, a antiga Sacra Congregazione degli Affari Ecclesiastici, resultantes das suas relações com o Estado Brasileiro e com a alta hierarquia eclesiástica local. Identifica e explica os posicionamentos políticos da Santa Sé e da liderança eclesiástica brasileira diante da laicização estatal, à luz da política de Estado pontifícia, que já vinha sendo implantada desde o final do século XIX, com Leão XIII, sendo mantida e intensificada no período que é foco deste estudo

Institucionalização da memória: monumentos em lugares públicos de Ribeirão Preto (2010)

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa; Michelle Cartolano de Castro SILVA

 Discute a elaboração e a implementação do inventário de identificação dos monumentos em lugares públicos de Ribeirão Preto, executado entre 2006 e 2008, pela Secretaria Municipal da Cultura. O inventário resultou na publicação de um Guia, que abrange todos os monumentos na área e período definidos, pontuando suas condições físicas e reunindo informações que evidenciam o processo de má conservação e falta de visibilidade dessas obras. 

Café e indústria em Ribeirão Preto. O caso da electro-metallúrgica Brasileira S.A. (1921-1931) - (2009)

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa; Paulo Henrique Vaz Lara 

 O texto discute a instalação da Electro-Metallúrgica Brasileira S.A. entre 1921 e 1931, em Ribeirão Preto, analisando a influência de uma indústria de base numa cidade cuja atividade econômica predominante era a cultura cafeeira. O objetivo é compreender dentro da breve existência da Metalúrgica, a importância do capital dos cafeicultores e o papel que seu principal responsável, Flávio Uchoa, desempenhou na sua realização, além dos possíveis motivos da falência precoce da Metalúrgica. 

Breve descrição do Projeto CEDOM - Centro de Documentação e Memória do Theatro Pedro II (2008)

Érika de Souza Santos; Cláudio Franco de Lima Júnior; Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

  O presente resumo trata da descrição do projeto CEDOM – Centro de Documentação e Memória do Theatro Pedro II, em implantação nas dependências do Theatro Pedro II, considerado o terceiro maior teatro de ópera do país, construído em 1930 e reinaugurado em 1996 após um incêndio que quase o destruiu completamente. 

Entre o tempo dos Homens e o tempo de Deus: o espaço de experiência católico e a ameaça de um horizontes de expectativa comunista (2007)

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

 Quais os elementos que permitem compreender o espaço de experiência católico no final do século XIX e um horizonte comunista cada vez mais próximo? Ou ainda, quais as ferramentas teóricas que possibilitariam a percepção de padrões de pensamento na narrativa católica oficial em relação ao socialismo e ao comunismo? Perguntas ambiciosas para o espaço de um artigo. Contudo, partindo do princípio que este é o espaço para experimentações, esses questionamentos servirão como fios condutores de uma reflexão primária sobre a formulação de duas encíclicas do Papa Leão XIII, Quod Apostolici muneris, de 1878, e a Rerum Novarum, de 1891, como documentos oficiais da Igreja Católica que objetivaram a desqualificação do socialismo e do comunismo e a apresentação da Doutrina Social da Igreja.

Cotidiano militar em tempos de guerra. Os militares do 3o. BCP da Força Pública na Revolução Constitucionalista- (2007)

Alexandre Aparecido Sumelle; Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

 Levantamento quantitativo dos Boletins Regimentais do 3o. BCP da Força Pública, durante a Revolução de 1932, analisando as categorias disciplinares constantes nestes documentos, possibilitando uma percepção da questão disciplinar e a compreensão do comportamento militar em tempos de guerra, com ênfase na atuação da Força Pública na região de Ribeirão Preto durante o Movimento Constitucionalista.

Comunistas em Ribeirão Preto (1922-1947) - (2000)

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

Primeiro livro publicado por Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, em 2000, Comunistas em Ribeirão Preto é fruto de sua pesquisa de mestrado nos arquivos do DEOPS. Analisou o projeto do Partido Comunista Brasileiro e sua atuação junto ao movimento operário paulista, a partir de uma perspectiva crítica.

Comunistas em Ribeirão Preto. Uma análise das raízes do PCB no interior paulista (2015)

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa

Recebi o convite para publicar este artigo, resultante de minha pesquisa de mestrado (1997), apresentada no Seminário Ribeirão Preto: a cidade como fonte básica de pesquisa II, em 2002. Inicialmente perguntei-me se deveria, mais de uma década depois, alterá-lo, recheando-o com reflexões posteriores, resultantes do natural amadurecimento. Depois de alguns dias e muitas palavras espalhadas pelo papel, a descoberta é que eu não era mais a mesma. Sendo alguém diferente, no ato de “revisar”, eu havia transformado profundamente a ideia principal do artigo, transformando-o, também, em algo novo. Descartei, então, o desejo de reescrever-me e resolvi oferecer ao leitor nas próximas páginas aquela que eu era, e não a que sou hoje.

bottom of page